terça-feira, 23 de abril de 2013

Sons, ruídos e barulhos

Hoje debrucei-me sobre os ruídos ou barulhos. Diferente é pensar em sons, pelo menos para mim. Carrego no sentir positivo ou negativo de acordo com o que sinto.Será portanto barulho ou ruído tudo que me desagrade e som toda ou qualquer emissão que percebo através do ouvido desde que não me perturbe  minimamente.
Ponho por escrito o que de facto me incomoda sobremaneira: o barulho (ou ruído) das sirenes. Angustiam-me os tons intermitentes daquele azul desassossegado. Sufoca-me  ainda que nem sequer saiba QUEM está e como está, enlatado no furgão amarelo ou branco. Irrita-me não poder minorar a aflição dos outros. Aflije-me esta sensação de ser  impotente perante o sofrimento.
Também me incomodam os gritos. Perturba-me o conteúdo daquelas reportagens que ou/vemos na TV... aparecem sempre aquelas senhoras histéricas, aos gritos, ainda que o assunto não lhes diga respeito. Não as culpo a elas mas a quem lhes fornece gratuitamente, tempo de antena.
Há sons  e barulhos que se misturam e acabam por me perturbar por outros motivos: determinadas vozes, o choro compulsivo.
Não sei se este exercício de pensamento é saudável. Há uma semana que não coexisto com as minhas coisas e hoje, ainda que a palavra mãe continue a ser a mais importante, a pequena luz da esperança iluminou a obscuridade dos meus pensamentos e permitiu-me por alguns instantes, divagar.





2 comentários:

  1. Los españoles somos ruidosos por naturaleza, eso me parece, Recuerdo en cierta ocasión que estando en el camping de Guincho, o en el de Figueira da Foz, no sé en cual, nos vinieron a llamar la atención a la caravana. Eran las diez de la noche, verano, cuatro adultos y cuatro crianças. Los mayores charlábamos animadamente después de la cena.
    Aunque me molestan las voces, cuando me coloco los cascos y oigo una música que me gusta, aumento el volumen. Sin embargo odio los aumentos de volumen en los anuncios de la televisión. Todo depende de lo que consideremos ruido. A veces me molesta el barullo de la gente, pero hay ocasiones en que se echa de menos un poco de ese mismo barullo.
    Salu2.

    ResponderEliminar
  2. Pois querida amiga, o seu desabafo levou-me a pensar que associarmos o ruído só àquilo que é desagradável é uma constatação generalizada, mas com a qual discordo.
    O seu próprio texto levou-me às mães para quem o "ruído" do seu bebé que dorme ali ao seu lado é tão importante e delicioso como o chilrear de uma pássaro quando numa manhã fresca de verão nos sentamos no campo debaixo de uma árvore a ler um livro de poesia...

    ResponderEliminar